Comida de verdade

Biomassa de banana verde

Ontem eu participei da oficina “Comida de verdade x Alimento de mentira”, no SESC Vila Mariana, onde o tema abordado foi a nossa amiga biomassa de banana verde.

A biomassa é a polpa da banana verde cozida e processada, que possui entre seus componentes essenciais o amido resistente, uma espécie de fibra não digerível pelo organismo humano, que atua como alimento para as bactérias benéficas do intestino.

E por apresentar um sabor neutro, ela pode ser adicionada no preparo de diversos alimentos, como bolos, maioneses, massas, biscoitos, sucos e vitaminas, incorporando nutrientes e atuando como espessante.

Ela também é uma ótima opção para quem não pode ou não quer consumir laticínios e derivados, pois pode substituir o creme de leite e até o leite condensado em algumas receitas! Também é possível engrossar o caldo de feijão ou mesmo enriquecer os pratos, adicionando pequenas porções às refeições.

Sobre a dosagem, costuma-se guardar ou mesmo congelar a biomassa em porções de xícaras, para receitas maiores, ou em formas de gelo, para pequenos preparos.

Caso for adicionar em sucos ou vitaminas, um cubinho de “gelo” já basta para uma pessoa, inclusive essa seria a dosagem diária máxima recomendada e já pode ser batida diretamente no liquidificador. Mas se o preparo for em pratos quentes, é recomendado que o descongelamento seja feito com antecedência, onde pode ser adicionado um pouco de água.

Confira a receita em: www.minhacomida.com.br/receitas/biomassa e não deixe de fazer seus testes, pois as possibilidades são inúmeras e os resultados surpreendentes!