Dicas culinárias

Como esterilizar vidros

Sim, esterilizar os vidros antes de preparar uma geleia, por exemplo, é indispensável na cozinha, você também precisa higienizá-los antes com água e sabão (inclusive as tampas) e tirar as etiquetas.

Existem vários métodos, inclusive o “tabajara”, que é o de apenas ferver a água e deixar dentro dos vidros por uns 15 minutos. Se você realmente não tiver tempo, é uma saída, mas não a ideal.

É importante também que os vidros sequem ao natural, nada de enxugar com um pano para não correr o risco de pequenos fiapos ficarem presos na superfície interna, o que comprometeria o seu conteúdo.

Então vamos a essas 4 formas diferentes de esterilizar os potes de vidro (fonte: Panelinha):

  1. Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair. Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca.
  2. No forno: lave o vidro e tampa com detergente, deixe escorrer bem e leve ao forno, numa assadeira, a 140 ºC por 15 minutos. Retire e deixe esfriar na bancada ou na grade do fogão.
  3. Na máquina de lavar: coloque o vidro e sua tampa para lavar no ciclo quente. Eles vão sair secos e esterilizados.
  4. No micro-ondas: coloque 4 colheres (sopa) de água dentro dos vidros, e leve ao micro-ondas por 2 minutos. este método não é indicado para os vidros com tampa acoplada por articulação metálica.

Mas atenção, depois de esterilizado, o vidro quente pode estourar se entrar em contato com uma superfície muito fria, como o mármore ou granito, por exemplo. Tenha sempre um pano limpo para apoiá-los nesses locais.